sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Pela Rota afora

Eu tenho esse pessimo habito de passar mal em datas comemorativas. Ai, so pra manter a tradicao, no dia 21 (foi 4a?), quando eu e Julio completamos 2 anos de namoro, eu tive uma crise de enxaqueca from hell e sai do ar entre as 17h e 20h. Pelo menos foi num horario curto de tempo, o que nos permitiu, antes disso, ir a praia e passear bastante por Plettenberg Bay, a cidade mais simpatica e charmosa da Rota Jardim. Eh uma vila pequena, no alto de uma montanha, o que faz com que se tenha de descer para chegar ateh as praias, que lembram muito as da costa californiana, mas com um toque africano de alegria e muito sol. A vista que se tem de lah de cima eh algo de inesquecivel.

Antes de chegarmos em Plett, como eles chamam, fomos a Jeffreys Bay, onde fica Supertubes, a praia que, como o nome jah diz, tem ondas que quebram por mais de 300m de extensao, consideradas as mais perfeitas do mundo. Eh lah que acontece a etapa Billabong Pro do WCT, o circuito mundial de surfe, e tudo na cidade gira em torno disso. Quer dizer, nao soh do esporte em si, mas tb das fabricas e lojas das marcas patrocinadoras do campeonato, como a propria Billabong, Quiksilver, Reef, etc, com varios outlets vendendo tudo a uns 10% do preco normal no Brasil. Mas alem de admirar as praias (e os surfistas loiros, altos e de olhos azuis, no caso das mocas desacompanhadas.. haha), nao ha muito mais o que fazer por lah, e essa eh a razao de soh termos dormido uma noite na cidade e seguido logo pra Plett (a gente tem essa mania de ficar pulando de uma cidade pra outra, e eu adoro isso! hehe)



Julio em Supertubes, Jeffreys Bay


Agora estou escrevendo de Knysna, que fica mais ou menos no meio da Rota. Chegamos aqui ontem de manha e eu fiquei absolutamente encatada com essa vilazinha, que mais parece ter saido direto de um livro de contos de Andersen, com casinhas em estilo vitoriano e descendentes de boers muito simpaticos e sorridentes. Andamos muito por aqui, e quanto mais a gente anda, mais da vontade de conhecer cada detalhezinho desta cidade de cerca de 16mil habitantes, com muitas lojinhas, livrarias e cafes super agradaveis, que fazem a gente perder totalmente a nocao do tempo. Quer dizer, totalmente nao, porque nessas cidadezinhas africanas, quando dah 17h, as lojas fecham todas, some todo mundo da rua e, no caso de Knysna, surgem varios vagabundos esquisitos de todos os cantos, dancando e fazendo uma social intensa. Hoje mesmo tinha um negao mt doido berrando aos 4 ventos que ele era branco e rebolando, bem interessante, e inofensivo tb.

Mas entao, outra atracao da cidade eh o Knysna Elephant Park, um santuario de elefantes que, no passado, ja chegou a abrigar 80% dos elefantes de toda a Africa do Sul. Fizemos um tour lah hj e foi muito bom: chegamos bem perto dos elefantes e tivemos a chance de alimenta-los. A sensacao de um bichao daqueles pegando um pedaco de fruta na sua mao eh realmente unica, muito divertida e esquisita. Um deles ateh espirrou na minha cara e foi bem molhado, mas como eh meleca de elefante, nao tem problema! ahahuhua





Elefantinho agradece leite com beijinho


Amanha estamos de partida para Oudshoorn com o Baz Bus. Agora de noite vamos sair pra jantar e, finalmente, comemorar nossos 2 anos de convivencia pacifica num restaurante com musica africaner ao vivo (espero que deixem a gente entrar, jah que nas varias vezes em que passamos na frente hoje, nao vimos ninguem com menos de 60 anos lah.. ahuahuhua) e depois vamos pra Zanzibar, a boate aonde, de acordo com a recepcionista do albergue, "todos os locais vao para se remexer". (Medo!)


E esta foto aqui eh soh pq ele eh mt fofo. Por mais esquisito que isso possa parecer, eh quando eu passo mal que tenho mais certeza de ter uma pessoa realmente maravilhosa ao meu lado, com amor, carinho e companheirismo que me surpreendem a cada dia. Que ainda venham muitos aniversarios... :)

5 comentários:

  1. Thaís, eu não consigo parar de ler seu blog, está muito engraçado e, claro, diferente, afinal, não é todo dia que a gente conhece alguém se aventurando em plena África. Muito legal! E parabéns pelos 2 anos, que vocês sejam muito felizes!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Thaís e Julio,
    Agora fala de verdade, Thaís, ele não é muito bonitinho?Eu acho... Bom saber que estão bem. Gostamos dos dotes cuidadores e alimentadores da Thaís. Imagine se o elefante se encanta e os segue! Querendo mais! Não é bem o que se pode chamar de pet, concordam?
    Continuem aproveitando. Fernando contou que há perto de Cape Town ou na própria cidade um restaurante em que os macacos vêm à mesa do cliente. Procurem saber.
    Abração. Pedro e cia.
    Pedro e cia.

    ResponderExcluir
  3. Julio e Thaís,
    Acabamos de jantar. Uma sopinha muito gostosa. Por falar nisso como vai a aventura gastronômica? Eli e Heraldo mandam abraços.
    Pedro e cia.

    ResponderExcluir
  4. ôhmmmmmm! BebÊ! (ao estilo Thaisênha...)
    Dois anos te aturando? Ele é um santo mesmo! rs...
    Tá muito bom o blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!! Eu moro na Africa do Sul há 1 ano e 2 meses, acho que vcs estão retratando muito bem o País!!!!! Tbm adoro aventuras e sempre saímos sem rumo, e a cada nova viagem, uma nova surpresa, esse lugar é maravilhoso!!!!!
    Mas tomem cuidado, principalmente depois das 19 hs.
    Super beijinhos. Meurytatiane@pop.com.br

    ResponderExcluir