terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Finalmente...

Consegui acessar a internet!

Chegamos em Joanesburgo dia 2 e nao gostamos muito da cidade. Tem muita violencia e todos os moradores sao extremamente neuroticos com isso: ninguem anda de onibus e eh praticamente impossivel conseguir pegar um taxi na rua, num supermercado ou em qualquer outro lugar. Quando a gente consegue, o preco eh mt alto. As distancias sao absurdas e eh praticamente impossivel andar na rua: nas vezes que tentamos, eram ruas enormes e ninguem mais andando, um pouco assustador. Parece Brasilia na verdade, um lugar que realmente nao foi feito para pedestres.

Pra conhecer a cidade, fizemos um tour particular com o Jabu, um negao zulu que levou a gente de carro pelo centro (onde nos advertiram mil vezes para nem pisar) e ate Soweto. Esse lugar eh um bairro onde, nos anos 70, aconteceram as revoltas de estudantes negros contra o sistema, protestando contra o ensino em africaner e pela opressao que sofriam de maneira geral. A policia, em resposta, saiu atirando e, entre as criancas que matou, estava o Hector Pieterson, um garoto de 13 anos que acabou virando martir da causa (embora a irma dele tenha dito que ele so foi la no dia pra ver qual era a do movimento.. hehe) Soweto acabou virando o centro da revolucao e teve importancia fundamental para o que acabou levando ao fim do Apartheid. Visitamos o museu e o momumento que construiram em homenagem ao Hector, a casa do Mandela e a do Desmond Tutu, que ficam na mesma rua (duas mansoes, diga-se), a igreja Regina Mundi, que tem uma madona segurando um Jesus pretinho fazendo o sinal da paz (bem roots... hehe) e a favelinha ( a parte mais pobre), onde um guia com uma orelha mt estranha foi contando a historia pra gente e nos levou pra conhecer uma das casinhas. acho que Soweto virou uma coisa mt pra gringo ver, sabe? Mas foi interessante descobrir que a banda Kaiser Chiefs tem esse nome por causa de um jogador que jogava no time homonimo aqui da Africa e depois foi jogar na Europa.. hehe Nada de mais, mas eh o tipo de coisa boba que eu e Julio gostamos de descobrir... hahaha

No dia seguinte, fomos a Gold Reef City, um parque tematico muito legal, baseado na extracao do ouro no pais. Tinha minas, brinquedos em geral e uma montanha russa animal, a Anaconda... tao legal que todos os nativos adoram, por isso tinha umas filas de mais de uma hora. hehe Ah, visitamos tb o Apartheid Museum, que fica na frente do parque, legal.

No dia seguinte fomos para o safari no Kruger Park, de onde chegamos hoje mais cedo (mas estou sem saco de escrever sobre ele agora, falo sobre isso mais tarde). Ah, estamos em Nelspruit, vamos amanha pra Maputo, Mocambique, se tudo correr bem. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário