quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Uma passada no Camboja

Escrevendo desde ontem de Siem Reap, a segunda maior cidade do Camboja, que de grande nao tem nada: 140 mil habitantes, soh predios de ateh 4 andares, muita poeira e a maior parte da populacao se locomovendo de bicicleta ou moto. O nome significa "Derrota do Siao", devido a uma guerra muito antiga em que a Tailandia (ex-Siao) perdeu a cidade para os cambojanos. Isso aqui eh bem diferente do que eu esperava que seria o Camboja, imaginava um lugar muito sujo e destruido, mas acabei encontrando uma cidadezinha simpatica e tranquila, com um cenario muito bucolico e bonito as margens do lago Tonle Sap, formado pelo excesso de agua da foz do rio Mekong, que passa tambem pelo Vietna.

A principal atracao de Siem Reap, que a faz ser o principal ponto turistico do pais, eh a proximidade das ruinas de Angkor, a cidade do Imperio Khmer descoberta por exploradores europeus no comecinho do seculo XX. Eh aqui que ficam varios templos budistas muito famosos, como o Angkor Thom, que tem uns rostos de Brahmas, algumas dividades hindus e budas esculpidos nas pedras (eh, hinduismo e budismo meio que se confundem por aqui) e arvores com raizes enormes entrando pelas construcoes. Foi la que fizeram um dos filmes da serie Indiana Jones e Tomb Raider, aquele em que a Angelina Jolie eh uma aventureira. Fomos nesse e no Angkor Wat, que eh considerado o maior templo religioso do mundo, e tambem em outros dois que eu nao lembro o nome agora (essas coisas historicas nao sao muito o meu forte), todos muito lindos. Eu nao ligo muito para as informacoes (eu sei, eh uma vergonha), mas acho incrivel a sensacao de estar num lugar que foi feito ha 5 mil anos e ainda se mantem conservado, grandioso e com uma aura de magia e misterio ateh hoje. Alias, u adoro o Cristo Redentor e ve-lo da janela do meu trabalho eh uma alegria, mas eh um absurdo pensar que ele foi eleito uma das 7
novas maravilhas do mundo enquanto lugares como Angkor Wat ficaram de fora.

Voltamos agora do Night Market, o mercado noturno onde sao vendidas quinquilharias produzidas por aqui. Acabamos comprando varias coisas, nao soh por causa do preco baixo, mas em boa parte porque os vendedores sao insuportavelmente insistentes e nao desgrudam de voce ateh que voce se renda e compre alguma coisa. Os cambojanos, alias, sao muito simpaticos e amaveis, mas irritam com essa mania de pedir "1 doooolar" pra tudo. Fui tirar uma foto de um monge e ele me pediu dinheiro, eh mole? Foi num dos templos, ele estava falando num celular mais moderno do que o meu e veio me pedir dolar... posso estar enganada, mas ateh onde sei, eles nao tinham que ser desapegados das coisas materiais? Bom, pode ser devido ao passado terrivel que eles tiveram por aqui, ja que em 4 anos, nos anos 70, o Khmer Rouge conseguiu destruir tudo que eles tinham e fazer com que o pais tivesse que recomecar do zero, mas a mendicancia beira o insuportavel por aqui. Nem em Mocambique, que achei que era o lugar mais pobre que eu ja tinha visitado, o assedio eh tanto como aqui... o pessoal segura o seu braco e nao solta ateh vc dar alguma coisa, criancinhas catarrentas se juntam como um enxame em torno de voce tentando vender besteirinhas quase aos prantos, mulheres querem dar as criancas delas pra vc segurar e pedem dinheiro por isso. Eh de partir o coracao... gostaria de poder fazer alguma coisa para ajudar por aqui. Agora, alem de uma crianca mocambicana, quero adotar tb uma cambojana... hehehe Alias, as criancas aqui sao muito lindinhas, parecem uns bonequinhos, da mesmo vontade de levar pra casa. E eu, que tenho altura mediana, me sinto quase uma jogadora de basquete por aqui. Todo mundo, homens e mulheres, bate quase no meu ombro, e ateh preciso me abaixar um pouquinho pra tomar banho no chuveiro. ahhahah Imagino como esses gringos realmente altos nao devem se sentir.

Bom, vou ficando por aqui, que essa peregrinacao pelos templos nos deixou simplesmente exaustas e preciso comer alguma coisa. A comida Khmer (daqui), alias, eh bem gostosa e melhor que a tailandesa, embora tambem seja a base de vegetais, galinha, porco e tudo oleoso, frito ou cheio de curry. Nao se gasta mais do que 6 reais por uma refeicao muito farta, enquanto um quarto de hotel com banheiro, tv e ateh geladeira custa 15 reais, entao eh bem tranquilo passear por aqui, embora o nosso dinheiro, sabe la Buda o porque, esteja se desmaterializando de forma quase mistica. ahhaha Ah, ontem comprei um livro de um cara que perdeu os bracos - tem muita gente com sequelas de minas por aqui - com a biografia de uma mulher que teve a familia destruida pelo Khmer Rouge e aos 5 anos foi treinada para virar um soldado infantil. O nome eh "First they killed my father" e eh o maior best seller do pais, muito interessante. Coisa boa eh comprar e trocar livro em viagem, sempre acho umas coisas otimas nos albergues tambem.

Todo dia eu vivo prometendo que vou colocar fotos aqui, mas a verdade eh que eu nao tenho o menor saco, eh uma operacao muito complexa transferir as fotos pro computador, ja que nao tenho um adaptador para o cartao de memoria da minha camera. Mas prometo que, nos proximos posts, vou me esforcar mais e colocar algumas coisas por aqui. Os proximos, escritos, alias, serao do Vietna, voamos pra la amanha cedo. Hoh Chi Minh (ex- Saigon), Ha Long Bay e depois Hanoi... mal posso esperar, o Vietna era o pais que eu mais queria visitar, por varias razoes, entao vai ser praticamente a realizacao de um sonho :)

2 comentários:

  1. amega, estou adorando suas narrativas da viagem :D . e que lugar incrível, deus do céu!
    beijos.
    camila louzada

    ResponderExcluir
  2. Vocês já pensaram o que trarão do Camboja pra mim? Que tal uma crianças combojana pra dividir o quarto com a Paula?
    E sobre monges e gurus de todo credo... Existem sempre os que tem o coração no Astral e as mãos no seu bolso.

    Beijos saudades

    ResponderExcluir