sábado, 8 de janeiro de 2011

Boa noite, Vietna!

Pra nao reclamarem mais que eu nao ponho foto aqui, vou botando logo um monte la em baixo pra voces darem uma olhada. Mas leiam meu post tambem, pelo menos... hehe

Chegamos ontem aqui no Vietna, depois de um dia intenso que envolveu tres paises (acordar no Camboja, matar o tempo na Tailandia e depois dormir aqui), uma pequena crise de enxaqueca no aeroporto e uma confusao dos infernos para pegar o visto daqui. Mas o caos nao fica so no aeroporto - a cidade de Ho Chi Minh (que todos os locais ainda chamam de Saigon) eh um lugar completamente insandecido, uma metropole repleta de letreiros em neon, muita gente, uma bagunca dos infernos e muitas, muitas, muitas mesmo, motos na rua. Muito mais motos do que carro, com uma, duas, tres, quatro e ateh cinco pessoas em cima, inclusive bebes e criancas sem capacete nem nada. Tem barulho de buzina o tempo inteirinho, as pessoas usam mascaras para se proteger da poluicao (que nao eh pior do que SP) e atravessar a rua eh uma aventura... sinal de transito pra que, neh! Por observacao, descobrimos que a estrategia eh simples - contar ate 3, olhar reto pra frente e ir, e torcer que as motos e eventuais carros desviem de voce. Eh o que os locais mandam os turistas fazerem e parece dar certo, porque por incrivel que pareca, nao se ve acidentes de carro por aqui. Com a pratica, vira ateh uma coisa divertida de se fazer... hehe

Os vietnamitas sao um povo estranho, serio e que soh fala com vc se puder ganhar alguma coisa, senao fica quieto e eh super rude. Muito diferentes do pessoal da Tailandia e do Camboja, tao sorridente e falante, e o ingles deles eh quase impossivel de entender. Hoje fizemos o passeio de barco pelo delta do rio Mekong e eu soh conseguia pescar uma ou outra palavra do que o guia falava.... arroz, agua, guerra do vietna, pague dolar, coisas assim. Pelo menos vi que o resto do pessoal tb nao entendia, entao o problema era o ingles do guia mesmo. hahah O passeio foi legal, o delta do rio eh bonito e pudemos ver a vida da populacao local, e achei o maximo estar no mesmo lugar onde foi filmado Apocalypse Now, que esta no meu top 5 filmes favoritos. Sempre tive o maior interesse por guerras em geral (correspondente de guerra frustrada... hehe), entao eh bom ver esses lugares historicos de perto e aprender sobre eles. Nao tenho o menor saco pra museu, igreja, nada dessas coisas, mas adoro estar onde as coisas importantes aconteceram e ver como eh a vida do povo nesses lugares. Mas o passeio mostrou demais - turistico demais, paramos em ilhazinhas no rio para mulheres com trajes tipicos cantarem musicas tipicas, observamos como se faz doce de coco que eles vendem e coisas desse tipo, completamente dispensaveis. E o pior eh ver os gringos super empolgados tirando foto de tudo, faz a gente se perguntar se temos alguma coisa de errado... huahuah E Paula foi dar dongs vietnamitas de gorjeta para a tia que rema a canoa pelo Mekong e a mulher disse que nao queria, que era pra dar em dolar. Isso acaba com o encantamento e os estereotipos felizes que temos dos lugares...hahah

Agora de noite vamos numa boate chamada Apocalypse Now (amei, amei o nome), que o Lonely Planet diz ser frequentada por turistas, mas uns brasileiros que encontramos disseram que soh tem profissional do sexo. Bom, vamos ver, nao posso perder uma night com esse nome, e mais esquisito do que a noite de Phuket nao vai ser, entao tudo eh lucro. Amanha acordamos cedo pra ir nos Cu Chi Tunnels, o complexo de tuneis que os vietcongs usavam para atacar os inimigos na epoca da guerra, to bem empolgada. Em seguida vamos no museu da guerra, que o guia diz que ateh quem nao gosta de museu vai adorar. Veremos! Alias, ja resolvemos nossa vida por aqui... amanha de noite pegamos um voo pra Hanoi e no dia seguinte, de manha, embarcamos num tipo de cruzeiro pela Ha Long Bay, principal atracao turistica do pais. Serao duas noites em um barco tipico, grande, com todas as refeicoes incluidas e publico composto por gente da nossa idade, segundo a mulher que nos vendeu. Isso de todas as refeicoes incluidas da um pouco de medo, me imagino comendo arroz empapado sem gosto, frango cozido e sopa de macarrao sem ter pra onde fugir, mas as praias sao incriveis, entao vai valer a pena. Um bom jeito de relaxar na reta final da viagem, ja que nao estamos tendo mais de 4h de sono por noite (lugar de dormir eh em casa, ja dizia Socrates... hehe) Em seguida, voltamos pra Hanoi. Darei noticias! Beijos a todos!

Ah, e sobre as fotos, comecam aqui no Vietna e terminam na festa de reveillon, em Haad Rin--

Passeio de canoa pelo Rio Mekong

Detalhe das raizes das arvores entrando pelas ruinas do templo de Angkor Thom, cenario de Indiana Jones e Tomb Raider
Os pais dessas criancinhas cambojanas fofas pediram se poderiamos aparecer na foto deles, sabe-se la o porque
Na entrada de Angkor Wat, o maior templo religioso do mundo - budista e hinduista, mais ou menos
Imitando a pose da divindade Apsara em frente a um dos templos que esqueci o nome agora e estou com preguica de checar - o mais bonito de todos

O posto de gasolina em Siem Reap, Camboja - tecnologia de ponta. Abri a janela do carro pra tirar a foto e, na mesma hora, umas 6 meninas apareceram tentando me vender coisas. Essa menina da foto ficou uns 10 minutos insistindo pra eu comprar 15 pulseiras por um dolar...

Dando um role de elefante em Kanchanaburi, Tailandia
Globalizacao num bar de Bangkok... gente do mundo todo, noite muito divertida. Ao meu lado direito, a Larissa, a assessora de imprensa brasileira que conhecemos em Haad Rin e reencontramos em Bangkok
Massagem nos pes com peixinhos canibais - que agonia!! Soh fizemos porque achamos um lugar que dava uma massagem se vc comprasse um drink. Compramos o pior mojito de todos os tempos e soh aguentamos 5 minutos de massagem... hehe

Barraquinha vendendo insetos fritos em Bangkok

Massagem nos pes tomando Singha enquanto observamos o movimento em plena Khaosan Road... melhor num tem!

Tomando baldinho de vodka no comeco da festa de reveillon em Haad Rin, pouco antes do meu outro eu assumir o controle de mim... hauhuahua (brincadeira, mamae, vc sabe que eu quase nem bebo!)

Barraquinha de bukets em Haad in- quanta saudade de la!