quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Quem é vivo sempre aparece...

Voltei! Andei com muuuuita preguiça de escrever - afinal, trabalho com isso - mas hoje me animei de novo. Estamos de volta em Bocas del Toro desde ontem. Passamos os últimos 4 dias em Puerto Viejo de Talamanca, uma cidadezinha na Costa Rica, bem perto da fronteira com o Panamá. Quando chegamos lá, nos surpreendemos, o lugar é simplesmente o máximo. Ñ passa de umas ruazinhas cheias de bares e restaurantes, mas é lotado de gringos, rastafaris e um povo muito, muito simpático, toca reggae e surf music o tempo todo em qualquer lugar, rolam vários shows e a comida caribenha é deliciosa, isso sem falar no clima de... sei lá, parado no tempo, que eu nao consigo nem explicar. É um daqueles lugares que realmente dao vontade de largar tudo e abrir um bar ou albergue pra viver com calma e nunca mais ter de se preocupar com trânsito, violência ou aborrecimentos desse tipo. Nao é à toa que a maioria dos bares e restaurantes lá pertencem a gringos que adotaram a vida mansa... um dia, quem sabe...

De Puerto Viejo pegávamos um onibuszinho tranquilo para as cidades em volta, Cahuita e Manzanillo, onde ficam as melhores praias. Cahuita é uma microvila com só uma rua, onde realmente parece que o tempo ñ passa... a populaçao é de caribenhos descendentes de escravos e todo mundo sorri pra você na rua. Tem vendedores de abacaxi descascado na rua e bichos-preguiça nas árvores, e a Playa Branca fica numa área de parque nacional, com águas calmas e muito limpas margeadas por um bosque de árvores muito altas e coqueiros tortos, que avançam na direçao do mar. Sem dúvida, um dos lugares mais bucólicos que já visitei. Já Manzanillo é o fim da estrada, que dá numa praia muito comprida de águas transparentes, boas para mergulho e cercadas de coqueiros. A base das árvores é pintada com as cores da Jamaica (tem fotos do Bob Marley em tudo que é lugar nessa regiao!) e o Maxi´s, o único restaurante, é famoso mundo afora pela qualidade dos frutos do mar que prepara. Provei e comprovei. :)

Deixamos a Costa Rica já cheios de saudade, mas voltar para Bocas nao é nada mal. Ficamos só passeando de barco, comendo muito bem e indo a praias lindíssimas. Hoje mesmo voltamos a Red Frog, praia que tem esse nome por causa de uns sapinhos vermelhos minúsculos que vivem por lá. É uma combinaçao incrível de agua muito verde, bosque e redes estendidas pela praia. Muitas praias semi-desertas neste arquipélago... se eu fosse descrever tudo aqui... vocês vao ter que ler minha matéria pro UOL! ahaha Aliás, é uma pena que a gente tenha esquecido o leitor de cartao SD, porque nao posso colocar algumas fotos aqui... porque essas praias, só as fotos podem mostrar - um pouquinho - do que elas sao de verdade. Juro que boto todas aqui quando voltar!

2 comentários:

  1. I'm convinced....I'm going to Costa Rica!!lol

    ResponderExcluir
  2. que vontade de ir pra costa rica!! nossa!! quando sair a matéria no UOL, me avisa!!
    ;*
    camila

    ResponderExcluir