sábado, 16 de janeiro de 2010

Por aqui...

Como ser uma mulher panamenha na moda: use o maior decote que encontrar no armário e a calça mais justa que conseguir vestir. Tem uma blusa de paetes e um cinto de lantejoulas? Ótimo, use os dois juntos, combinando com uma sandália de salto bem colorida. Para finalizar, passe bastante maquiagem, com muito lápis de olho, sombra colorida e batom e, quando achar que está quase pronta, aplique mais uma camada. Obviamente eu nao estou vestida assim e me sinto meio esquisita com os olhares de reprovaçao das garotas, mas é até curioso de ver. As panamenhas tem uns peitos gigantescos, e todos os manequins sao assim tb. Vimos um manequim de uma criança de 8 anos e eles colocaram enchimento nele, uma criança de 8 anos com peitao.

O dia de hoje foi bem proveitoso. De manha fomos andar por Casco Viejo e fazer umas fotos pra minha matéria. O lugar é lindo, casas muito antigas com varandas floridas, moradores sorridentes e salsa e rumba tocando bem alto na maioria delas, dá uma alegria danada. Muita animaçao com as arrumaçoes pro festival de jazz que vai rolar esta noite por lá. O que achei mais interessante foi ver que, olhando da praia, de um lado voce ve as casas muito, muito velhos de Casco Viejo e, quando olha pra esquerda, ve o novo skyline de Panama City, com uns predios gigantescos sendo construidos freneticamente, quase todos com mais de 50 andares. É um contraste sensacional, a cidade vai estar muito diferente daqui a uns 3 anos.

De la, fomos ao shopping para o Julio comprar uma camera - os preços por aqui sao bem bons- e depois fomos visitar o Canal do Panama. A gente foi mais por um senso de obrigaçao mesmo, mas chegando lá gostamos muito de ter ido. É uma construçao muito curiosa, e pensar que foi feita no comecinho do seculo XX. Assistimos um video lá explicando como foi feito, como funciona e tals, e apesar de ter entendido tudo que foi falado, nao entendi o esquema das esclusas, nem o porque de elas ficarem abrindo e fechando de acordo com a posiçao dos navios etc etc, achava que era só eles fazerem um canal pra todo mundo ir passando de um oceano pro outro e pronto. Tudo muito complexo pro meu cerebro de pessoa que estudou comunicacao, entao só me resta achar que é mesmo um marco da engenharia. haha E ficou bem bonito. Ah, uma curiosidade: aqui na cidade, em algum lugar que nao lembro, tinha um arco que estava em pé há anos e anos sem nenhum apoio. Ele foi muito importante pra decidirem construir o Canal aqui em vez de na Nicaragua, porque provava que no Panamá nao tem terremoto. Ok, aí em 2005 o arco caiu do nada, sem nenhuma razao aparente.

Agora de noite vamos deixar a zona de baixo meretrício onde continuamos instalados no Hotel Latino para ir ao festival. Amanha passamos o dia na Isla Taboga e no dia seguinte partimos para San Blas, o arquipelago dos indios Kuna no Caribe.

Um comentário:

  1. Deixe de preguiça e escreva mais. Diga-me: que tal a culinária? O povo é simpático, bonito, afável, prestativo? Os automóveis são modernos? Os panamenho tem acesso às modernidades? A cidade é arborizada, há preocupação com o meio ambiente? As ruas, etc., são limpas? Fazem pipi e caquinha nas ruas, como em Bolivia e otros hermanos? Fuma-se e bebe-se em qualquer lugar? Mui barato para nosotros? E a imagem do Brasil aí? E a tv, tem "aldeia global"?
    Beijos.

    ResponderExcluir